Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ATENÇÃO:

Todas as Actividades Radicais representadas neste Blog, envolvem muitas horas de prática e utilização de material devidamente testado e aprovado pelo fabricante. Assim, não é recomendável que alguém pratique ou tente praticar algumas destas Actividades, sob pena de, por falta de experiência, ocorrerem acidentes que vêm a prejudicar o praticante e terceiros. Lembro que a prática de Actividades Radicais por parte de um principiante, deve ser acompanhada de perto por um especialista mais experiente e de preferência habilitado para o efeito.
Google

Verão Total - 2008/08/01 - Entrevista da Sapiens por Helder Reis

Actividades

Actividades

AS ACTIVIDADES POR DATAS:

9 - 1.º Março - Dia da Cidade de Tomar - Presença Institucional

A SAPIENS, honrou o convite formulado pela Autarquia de Tomar que festejou em mais um aniversário, o 874.º, a fundação da cidade por Gualdim Pais (Amares, 1118 - 1195), cruzado português, Freire Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques. Filho de Paio Ramires e de Gontrode Soares, combateu os mouros, vindo a ser ordenado Cavaleiro por D. Afonso Henriques, no campo de Ourique (1139). Partiu depois para a Palestina, onde militou durante 5 anos como Cavaleiro da Ordem dos Templários, tendo participado do cerco à cidade de Gaza. Ao regressar, foi ordenado como quarto Grão-Mestre da Ordem (1157), então sediada em Soure, onde tinham castelo desde 1128 por doacção de D. Teresa. Fundou o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo (1160), que se tornou o Quartel-General dos Templários no país, dando foral à nova vila no ano de 1162. Também fundou o Castelo de Almourol, o da Idanha, o de Ceras, o de Monsanto e o de Pombal. Deu foral a Pombal em 1174. Cercado em 1190 em Tomar pelas forças Almóadas sob o comando do califa Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur, conseguiu defender o Castelo contra esse efetivo, detendo assim a invasão do norte do Reino por esta parte. Faleceu no ano de 1195, e ali se encontra sepultado, na Igreja de Santa Maria do Olival. CURIOSODADES ASSOCIADAS - "1 de Março (ou 1.º de março) é o 60.º dia do ano no calendário gregoriano (61.º em anos bissextos) . Faltam 305 para acabar o ano".
1 de Março de 2007 - SAPIENS esteve presente nas Comemorações do Dia da Cidade

Sem comentários: