Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ATENÇÃO:

Todas as Actividades Radicais representadas neste Blog, envolvem muitas horas de prática e utilização de material devidamente testado e aprovado pelo fabricante. Assim, não é recomendável que alguém pratique ou tente praticar algumas destas Actividades, sob pena de, por falta de experiência, ocorrerem acidentes que vêm a prejudicar o praticante e terceiros. Lembro que a prática de Actividades Radicais por parte de um principiante, deve ser acompanhada de perto por um especialista mais experiente e de preferência habilitado para o efeito.
Google

Verão Total - 2008/08/01 - Entrevista da Sapiens por Helder Reis

Actividades

Actividades

AS ACTIVIDADES POR DATAS:

1 - Aqueduto dos Pegões - Visita de Estudo

O Aqueduto dos Pegões foi construído com a finalidade de abastecer de água o Convento de Cristo Tomar, e tem cerca 6 km de extensão. A sua construção foi iniciada em 1593, no reinado de Filipe I de Portugal, sob a direcção de Filipe Terzio, (arquitecto do reino) e foi concluída em 1614 por Pedro Fernando de Torres. Sendo constituído por um total de 180 arcos é formado em alguns troços por duas filas sobrepostas e a sua altura máxima é de 30 metros. Nos extremos apresenta casas abobadadas, que têm no centro, uma larga pia destinada á decantação da água. Reúne a água de quatro nascentes tendo resolvido o problema de abastecimento de água ao Convento que até então era feito por cisternas. Um Aqueduto é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, com uma ligeira inclinação e normalmente construído em cantaria. Na antiguidade, quase todas as civilizações construíram aquedutos, como por exemplo a China, a Caldeia, a Assíria, a Fenícia, a Grécia e Roma. Um geógrafo francês – Ferdinant Denis chamou a Portugal "o país dos Aquedutos", espantosamente maravilhado com tantos e tão grandiosos Monumentos hidráulicos, incluindo o nosso Aqueduto. Este Monumento é um dos mais imponentes, bonitos e interessantes que temos na nossa Cidade. Pena é que a sua distanciação o remeta e o devote um pouco ao esquecimento, denotando-se já muitos sinais de deterioração, esperamos nós, Tomarenses, que “alguém” tenha dignidade de respeitar a sua grandeza e assim, proceder à manutenção, mesmo que ligeira, do às vezes esquecido Aqueduto dos Pegões.

Visita no âmbito de prospecção do referido património - CEPPRT - 2005-05-21



Sem comentários: